Albânia

 

A República da Albânia (oficialmente Republika e Shqipërisë) é um país no sudeste da Europa, em localização estratégica junto ao Estreito de Otranto, entre o Mar Adriático e o Mar Jônico. Tem fronteira com Grécia, ao sul, Macedônia do Norte, a leste, Montenegro e Kosovo ao norte. A Albânia divide-se em 12 prefeituras (em albanês: qarke, singular qark): Berat, Diber, Durres, Elbasan, Fier, Gjirokaster, Korce, Kukes, Lezhe, Shkoder, Tirane, Vlore. Principais portos marítimos são Durres, Sarande, Shengjin e Vlore.

Seu terreno é principalmente montanhoso, com pequenas planícies ao longo da costa. O ponto mais alto é Maja e Korabit (2.764 m).

 

 

Mapa Albania

 

A Albânia situa-se ao longo da costa noroeste da Península Balcânica. Tirana é a capital e a maior cidade. A segunda maior cidade da Albânia é Durrës, na costa do Adriático, é também o maior porto do País. Outras grandes cidades são Elbasan, Shkodër e o porto de Vlorë, na região centro-sul.

Os atuais albaneses descendem provavelmente de povos que viviam em Ilíria, ao sul dos Bálcãs, muito antes dos gregos, romanos e eslavos migraram para a região. Durante os séculos 7 aC e 6 aC, os gregos estabeleceram várias colônias ao longo da costa da Albânia, incluindo Epidamno (atual Durrës) e Apolônia (perto da atual Vlorë). A partir do século 3 aC, essas colônias começaram a diminuir ou desaparecer.

Em 395, o Império Romano foi dividido em ocidental e oriental, as terras da Albânia moderna eram parte do Império Bizantino, a parte oriental. Por volta do século 5, o Cristianismo tornou-se a religião oficial. Posteriormente, a região sofreu invasões dos hunos, ostrogodos e povos eslavos, que se estabeleceram em territórios da Ilíria. O domínio bizantino desapareceu em meados do século 14. Por volta de 1430, os otomanos conquistaram a Albânia. O poder otomano declinou no século 18. A família Bushati dominou a maior parte do norte da Albânia entre 1750 e 1831, enquanto Ali Pasa Tepelene governou o sul da Albânia e norte da Grécia, de 1788 a 1822.

Durante o século 19, muitos dos povos conquistados nos Bálcãs buscavam independência. Em 1920, a Albânia foi reconhecida internacionalmente como um estado independente. Hoje, a Albânia é o único país europeu predominantemente islâmico. Os cristãos ortodoxos, que vivem principalmente no sul do País, constituem cerca de 20% da população e os católicos romanos, principalmente no norte, representam cerca de 10%.

Apesar das influências estrangeiras, a cultura albanesa mantêm-se em um relativo grau de homogeneidade. Os principais destinos turísticos da Albânia incluem Tirana, a capital, as áreas costeiras do sul, as montanhas do norte e vários sítios arqueológicos.

 

Albania

 

 

Mapa Politico Europa

 

Albania

 

◄ Albânia

 

Litoral da Albânia (divulgação).

 

 

Albânia

 

Mapas Geograficos da Europa

 

 

Acima, vista parcial de Tirana, capital nacional da Albânia.

 

Praia no litoral da Albânia

 

 

 

Atlas Europa

 

Fonte (modificada): U.S. Central Intelligence Agency, 2008.

 

Copyright © Guia Geográfico - Mapas da Europa.

 

Albânia

 

 

 

 

 

Brams