A nação que já foi dominada pelos gregos e romanos, na Antiguidade, tornou-se um império global dos séculos 16 ao 19.
No início do século 16, Portugal tornou-se a primeira grande potência global, com extensos territórios na América, África e Ásia. Desenvolveu a tecnologia necessária para navegar nos oceanos, posteriormente copiadas pelas demais nações europeias.
Portugal perdeu muito de sua riqueza e status após sucessivos acontecimentos, como a destruição de Lisboa em um terremoto em 1755, a ocupação durante as guerras napoleônicas e a Independência do Brasil.
Uma revolução em 1910 depôs a monarquia e, durantes a maior parte das seis décadas seguintes, governos repressivos administraram Portugal. Em 1974, um golpe militar de esquerda instalou no país amplas reformas democráticas. No ano seguinte, Portugal concedeu independência às suas colônias africanas. Em 1986, Portugal entrou para a União Europeia.
Hoje, o País abriga grande patrimônio histórico, castelos, igrejas, mosteiros. A Universidade de Coimbra é uma das mais antigas da Europa. Na arquitetura, é notável a influência mourisca e oriental. Entre os poetas e escritores portugueses destacam-se Luís de Camões, Fernando Pessoa e José Saramago (Nobel da Literatura em 1998). Portugal também possui muitos resorts e cassinos. A capital é Lisboa.
A Torre de Belém ou Torre de São Vicente, à beira do rio Tejo. Uma herança histórica do século 16.
Torres do Mosteiro dos Jerónimos em Belém. Magnífico exemplo da arquitetura portuguesa. Construído no século 16, durantes a época dos grandes descobrimentos.
Praça Afonso de Albuquerque e o monumento em sua homenagem, em Lisboa.
Santuário de Fátima, um dos lugares de peregrinação em Portugal.
Copyright © Guia Geográfico - Mapas da Europa. |
Aspecto da costa sul de Portugal.