Mapa de Andorra
Andorra é pequeno país independente situado nas montanhas dos Pireneus, com área de 486 km ² e delimitado pela França, a norte e a leste, e pela Espanha, a sul e a oeste. A capital e maior cidade é Andorra la Vella. Outras cidades incluem Escaldes-Engordany, Encamp, Santa Julia de Loria, e La Massana.
Os cidadãos de Andorra representam cerca de 1/4 da população total. Imigrantes franceses e espanhóis têm permissão para residir em Andorra sob um rigoroso sistema de quotas, esses compõem a maioria da população restante.
A língua oficial de Andorra é o catalão, que é falado por cerca de 30% da população como primeira língua. O espanhol é falado por mais de metade da população e uma pequena percentagem de residentes falam francês como língua materna.
O catolicismo romano exerce uma grande influência na vida social e cultural do País. Por 715 anos Andorra foi governada conjuntamente por espanhóis e franceses, respectivamente, pelo bispo de Urgel e, nos tempos modernos, pelo presidente da França. No âmbito desse acordo, que concedeu a Andorra certa autonomia, a responsabilidade por assuntos domésticos foi delegada a um conselho geral eleito (Consell General de las Valls).
Em março de 1993, a população de Andorra votou em um referendo para o estabelecimento de uma democracia independente. De acordo com a constituição aprovada pelo referendo, 28 membros são eleitos pelo voto popular para um mandato de quatro ano no Conselho Geral. O órgão executivo do governo é o Conselho Executivo, que é dirigido por um presidente eleito pelo Conselho Geral. O presidente nomeia os outros membros do Conselho Executivo. Em 1993, Andorra foi admitido nas Nações Unidas. Formalmente, os representantes da França e da Espanha permanecem como chefes de Estado de Andorra e partilham a responsabilidade pela defesa desse País, mas mantêm pouca autoridade real. França e Espanha possuem poder de veto sobre a legislação que afeta apenas a fronteira ou segurança de Andorra.
Cascada de Moles, em Andorra.
Copyright © Guia Geográfico - Mapas da Europa |
Vall Incles, em Andorra.
Divulgação
Divulgação