Islândia
A Islândia é país escandinavo de grande beleza natural e paisagens bem preservadas, com vários vulcões, gêiseres e geleiras. A pesca, o rafting e os circuitos de rally atraem um grande número de turistas. Algumas fontes geotérmicas naturais funcionam como estâncias termais, com piscinas ao ar livre.
Apesar de sua localização ao norte, a Islândia não é um país do Ártico. O clima da Ilha é temperado por águas quentes de correntes do Atlântico Norte. O litoral está aberto para navios quase todo o ano. Ele é fechado apenas no norte e no leste durante o inverno, quando o gelo desce da região polar.
Os primeiros habitantes chegaram à Islândia no século 7, vindos provavelmente da Noruega ou das Ilhas Britânicas. Sua democracia parlamentar data de 930.
A economia islandesa assenta-se na pesca, num setor industrial que conta com a exploração de energia renovável extraída das fontes de água quente e em serviços bastante informatizados. São cerca de 300 mil habitantes e a capital é Reykjavík.
O lago Myvatn com seus vulcões.
A Islândia é um país no Oceano Atlântico Norte, localizado em uma ilha entre a Groelândia e a Noruega e é considerado parte da Europa. O extremo norte da Islândia chega ao Círculo Ártico. A ilha mede cerca de 485 km, de leste a oeste, e cerca de 360 km, de norte a sul. A capital é Reykjavík.
Geologicamente, a Islândia é muito jovem. Ela foi formada por erupções vulcânicas durante os últimos 60 milhões de anos. Um grande número de vulcões ainda estão ativos na ilha, terremotos são frequentes e nascentes de água quente são comuns na superfície, em áreas vulcânicas, especialmente no sudoeste. Hoje, energia geotérmica fornece grande parte das necessidades de aquecimento da Islândia.
A cultura islandesa tem raízes no século 9, quando os primeiros colonos vikings estabeleceram-se na ilha. A língua islandesa originou-se da antiga língua desses vikings e mudou muito pouco.
A maior parte da Islândia é uma terra inóspita, com poucos recursos minerais ou potenciais para agricultura. A vegetação é composta em grande parte de pastagens para o gado, especialmente ovinos, bovinos e equinos. Uma grande variedade de peixes vivem nas águas que cercam a ilha, e a indústria da pesca tem sido um dos pilares da economia islandesa.
A metade leste da Islândia, vista do espaço.
Copyright © Guia Geográfico - Mapas da Europa |
Paisagem na costa da Islândia ao entardecer.
,
Islândia
Source: U.S. Central Intelligence Agency